Sustentabilidade: O que é?

Sustentabilidade: O que é?

A sustentabilidade, por definição, é a capacidade de atender às necessidades atuais sem comprometer os recursos a gerações futuras. Envolve o equilíbrio entre o crescimento económico, cuidado ambiental e o bem-estar social.

A sustentabilidade sustém-se em 3 pilares: ambiental, social e económico. Isto pode ser traduzido na utilização de práticas que respeitem o meio ambiente, promovam a responsabilidade social e sejam economicamente viáveis.

O nascimento da sustentabilidade proveio da delapidação excessiva de recursos naturais, dos impactos que a atividade humana tem nos ecossistemas, nos níveis de desigualdade económica social e na falta de ética e gestão corporativa.

Em 1987, a “Comissão Bruntland”, que desde 1983 vinha a trabalhar esta área, desenvolveu o relatório “Our Common Future” onde aponta e alerta sobre as consequências ambientais negativas do desenvolvimento económico e na globalização e onde oferece soluções e práticas para os problemas decorrentes na industrialização e crescimento populacional. Foi a partir deste documento que começaram a tornaram-se mais impactantes a adoção e implementação de práticas sustentáveis.

No caso da ProTin, as nossas práticas sustentáveis passam por diversas ações:

  • Peixe: Na ProTin, todo o peixe comprado ao fornecedor ou à lota, tem de ter documentação oficial que comprove que:
    • O peixe foi pescado em zonas de pesca sustentável (ex: certificação MSC (Marine Stewardship Council));
    • Foram utilizados só e apenas métodos de pesca sustentáveis, ou seja, tipos de pesca que não afetem a saúde dos ecossistemas marinhos.
  • Material 100% reciclável: a reciclagem também é uma prática sustentável e permite dar uma nova vida a materiais que já não possam voltar a ser usados, como por exemplo:
    • As latas dos patés (ecoponto amarelo) e a utilização só e unicamente de caixas de cartão reciclável (ecoponto azul).
    • A separação de resíduos é, igualmente, uma prática sustentável, pois, além de facilitar o trabalho das empresas de gestão de resíduos, reduz a poluição ambiental e a queima de resíduos que podem ser recicláveis (a queima de resíduos é uma prática dispendiosa e poluente).
  • Energias Renováveis: A utilização da energia solar para as nossas instalações reduz as implicações de acesso a recursos naturais, bem como o seu escoamento. A energia solar (e a eólica proveniente das centrais), tem um grande impacto positivo a nível sustentável.
  • Responsabilidade Social: Garantimos condições de trabalho éticas, e justas para os nossos colaboradores e fornecedores, além de termos parcerias com pescadores e agricultores locais, que garantam a utilização de práticas sustentáveis em todos os produtos.

Em conclusão, a sustentabilidade é todo um processo que vem desde o fornecedor inicial (origem das matérias-primas) até à embalagem e processo de manufatura. E, se queremos que as futuras gerações tenham acesso aos mesmos meios que nós, então temos de garantir e trabalhar hoje para que isso aconteça: Sustentabilidade hoje, um futuro seguro amanhã!

Elsa Dias

Voltar para o blogue